Como este mapa foi feito

Para construir o Mapa do Jornalismo Local, selecionamos jovens pesquisadoras, comunicadoras e moradoras de territórios periféricos para levantarem dados de veículos jornalísticos e de difusão cultural existentes nas bordas dos 39 municípios da região metropolitana e de São Paulo no nosso primeiro levantamento e dos estados das regiões Norte e Centro-Oeste no nosso segundo levantamento.

Também tivemos o apoio da equipe interna da Énois e dos parceiros do Volt Data Lab na parte de desenvolvimento e programação.

Equipe Edição Norte e Centro-Oeste (2022)


Jamile Santana | Gerente de Jornalismo

É jornalista com 11 anos de experiência em cobertura local. É pós-graduanda em Jornalismo de Dados, Automação e Storytelling pelo Insper e especialista em Transparência Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


Jéssica Botelho | Coordenadora do Mapa de Jornalismo Local Norte/Centro-Oeste

Jornalista e pesquisadora. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e coordena o Atlas da Notícia na região Norte. Integrante do coletivo Centro Popular do Audiovisual, de Manaus/AM. Trabalha com pautas socioambientais, comunicação popular e direitos humanos.


Ariel Bentes | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local nos estados do Amazonas e do Mato Grosso.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduanda em jornalismo digital pela Faculdade Unyleya. É cofundadora da Abaré - Escola de Jornalismo, voluntária do Atlas da Notícia na região Norte e atua como jornalista na equipe de comunicação da Articulação dos Povos Indígenas (Apib).


Elisângela Andrade | Colaboradora do Mapa de Jornalismo Local no estado do Amapá.

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará, especialista em Cinema-Imagem e sociedade, também, pela UFPA. Mestre em Educação pela Universidad de La Empresa, no Uruguai, com reconhecimento no Brasil pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap).


Andressa Mendes | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local no estado do Acre.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Durante a graduação foi pesquisadora voluntária do Atlas da Notícia. Desenvolve atualmente o projeto sobre Desertos de Notícias Acreanos, uma das 80 propostas selecionadas pelo programa Acelerando a Transformação Digital, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji, Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) e Meta Journalism Project.


Eduardo Azevedo | Pesquisador do Mapa de Jornalismo Local no estado do Tocantins.

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (PPGCOMS/UFT) e possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UFT. Atualmente é pós-graduando em Comunicação Jurídica Estratégica na Era Digital pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).


Camila Pinheiro | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local no estado de Rondônia


Bryan Araújo | Pesquisador do Mapa de Jornalismo Local no estado de Roraima.

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (2019), com período sanduíche na Universidad del Magdalena-Colômbia (2019), Mestre em Comunicação pela UFRR e atualmente é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Etnicidade e Cultura Regional. Suas pesquisas enfatizam Territorialidades, Processos de Etnicidade e os Saberes Regionais Amazônicos.


Roberta Brandão | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local no estado do Pará.

Graduada em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e mestre pelo Programa de Comunicação da Amazônia (PPGCOM-UFPA). É fotógrafa, produtora, ativista cultural, carimbozeira, batuqueira, mãe do Gaitán e mulher na Amazônia.


Lucas Mendes | Pesquisador do Mapa de Jornalismo Local no estado de Goiás.

Educador, Mestrando em Comunicação pela UFPB, fotógrafo, escritor, diretor de arte, assistente social, produtor cultural, aprendiz na pedagogia Griô(BA), Curador pedagógico no Projeto Frestas Escola Nômade(SP), atuou durante 3 (três) anos ministrando curso de cinema para menores em conflito com a lei (GO), em 20015 realizou oficinas de cinema nos assentamentos do MST da fraternidade na Chapada dos Veadeiros (GO), criador dos cursos Pedagogia dos afetos: Como Você Prendeu a Apreender e Por Um Cinema Decolonial: A criação de Imagem Entre a Memória e o Pertencimento.


Angela Werdemberg | Pesquisador do Mapa de Jornalismo Local no estado do Mato Grosso do Sul.

Jornalista, mestra em comunicação e doutoranda em estudos midiáticos. Coordenadora do Atlas da Notícia (Projor) na região Centro-Oeste, professora na Uniderp e coordenadora do Diversidade nas Redações (Énois).


Luana Souza | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local no Distrito Federal.

Jornalista, agente cultural e mobilizadora social. É integrante do coletivo Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop em Santa Maria/DF, produtora cultural, assessora cultural, captadora de recursos e coordenadora dos projetos “A cidade é nossa 2019” e “Encanto de Itapoã - Bumba meu boi” localizado no Itapoã/DF.


Equipe Edição SP (2021)


Nina Weingrill | Recursos e resultados

Co-fundadora da Énois e da Escola de Jornalismo. Formou‐se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem pós‐graduação em Marketing Digital – onde desenvolveu o projeto online da Escola de Jornalismo – e MBA em Gestão de Projetos, ambos pela ESPM. É fellow do International Center for Journalists (ICFJ) onde pesquisa ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jornalismo local.


Jamile Santana | Gerente de Jornalismo

É jornalista com 11 anos de experiência em cobertura local. É pós-gradudanda em Jornalismo de Dados, Automação e Storytelling e especialista em Transparência Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). No processo, cuidou da metodologia de pesquisa e análise dos dados.


Gisele Alexandre | Coordenadora do Mapa de Jornalismo Local

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais, atua há 15 anos no jornalismo periférico no distrito do Capão Redondo (SP). É podcaster, repórter, comunicadora social, articuladora territorial, educomunicadora e ativista. Em 2020, fundou o Manda Notícias, podcast jornalístico que tem como missão levar informação de qualidade e promover a cultura periférica na zona sul de São Paulo.


Ana Cristina da Silva Morais | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local

Moradora do Capão Redondo e arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP. Desde a graduação, participa de projetos de pesquisa e extensão dentro da área do planejamento urbano e habitat. Desde 2017, atua em redes, coletivos e instituições da periferia da zona sul de São Paulo que, de modo geral, atuam politicamente para a transformação da realidade a partir de saberes do próprio território.


Ariane Costa Gomes | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local

Mora em Osasco na Grande São Paulo. Desde 2015 colabora com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias contando histórias da cidade.


Jessica Suellen Palmeira Silva | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local

Mestranda com bolsa CNPQ pela PUC. Colabora escrevendo sobre a região de Mogi das Cruzes para a Agência Mural de Jornalismo das Periferias desde 2013.


Katia Flora dos Reis | Pesquisadora do Mapa de Jornalismo Local

Atua como correspondente da Agência Mural, no Grande ABC. Escreve matérias sobre periferias, cultura, política e direitos humanos. Tem textos na Folha de São Paulo, The Intercept Brasil, Perifa Connection e Prato Firmeza. Em 2020, ganhou o prêmio ICFJ reportagem sobre a covid-19.


Equipe ÉNóis


Alice de Souza | Editora-geral


Amanda Rahra | Articuladora de Pessoas e Projetos


Bruna Gonçalves | Coordenadora do Administrativo-Financeiro


Carol Pires | Coordenadora de Projetos


Danila de Jesus | Líder Instrucional de Formação


Glória Maria | Produtora


Isabela Alves | Coordenadora de comunidades


Ivan Gomes Barbosa | Coordenador de captação de recursos


Jessica Campos da Mota | Editora-orientadora


Michelly Melo - Agente de Impacto | Agente de Impacto


Sanara Maria dos Santos Araujo | Produtora chefe de formação


Simone Cunha | Diretora de Sustentabilidade


Sara Evangelista dos Santos | Auxiliar Administrativo


Equipe Volt Data Lab


Sérgio Spagnuolo | Desenvolvimento técnico


Flávia Marinho (Estúdio DataDot) | Design